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Apostila Concurso IFRJ 2015 Pedagogo

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Apostila Concurso IFRJ 2015 Pedagogo

Informações do Concurso Instituto Federal do Rio de Janeiro 2015

edital Edital: Publicado inscricoes Inscrições: até 15/11/2015  banca Banca: IFRJ
nivel Nível: Fundamental, Médio e Superior salario Salário: R$2.112,04 a  R$4.039,54 Formulario Taxa de Inscrição: R$60 R$70 e R$90
vagas Vagas: 226 data da prova Data da Prova: 06/12/2015 baixar Baixar Edital em PDF

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Descrição

Apostila Concurso IFRJ 2015 Pedagogo

Apostila específica para o Concurso Instituto Federal do Rio de Janeiro

 

Cargo: Pedagogo

Nível: Superior

 

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CONHECIMENTOS BÁSICO

LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Leitura e interpretação de textos verbais e não verbais; 2. Modos de organização do discurso (narração, descrição, exposição e argumentação); 3. Gêneros textuais: crônica, conto, carta, artigo científico, manual e textos jornalísticos; 4. Relações semânticas (sinonímia, homonímia, antonímia, hiponímia, hiperonímia); 5. Ambiguidade e polissemia; 6. Figuras de linguagem (eufemismo, comparação etc); 7. Elementos da comunicação (emissor, receptor, código, mensagem); 8. Funções da linguagem (referencial, emotiva, fática, conativa, metalinguística, poética); 9. Classes gramaticais (substantivos, pronomes, artigos, verbos, advérbios, adjetivos; preposição, conjun- ção, numeral e interjeição); 10. Estrutura e processos de formação de palavras (prefixo, sufixo, aglutinação, derivação etc); 11. Propriedade lexical; 12. Sintaxe dos períodos simples e compostos (relações sintático-semânticas); 13. Valor sintático-semântico dos conectivos (conjunções coordenativas e subordinativas); 14. Coesão e coerência; 15. Concordância, regência, colocação; 16. Emprego dos sinais de pontuação; 17. Variação linguística.

LEGISLAÇÃO E ÉTICA: 1. Finalidades, características, objetivos e estrutura organizacional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008 e suas alterações); 2. Regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e suas alterações); 3.Plano de carreira dos cargos técnico-administrativos em educação (Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005); 4. Código de ética profissional do servidor público civil da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei nº 8.027, de 12 de abril de 1990 e suas alterações; Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994 e suas alterações); 5. Normas para licitações e contratos da Administração Pública (Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e suas alterações; Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002 e suas alterações; Lei nº 12.462, de 4 de agosto de 2011 e suas alterações); 6. Regulamentação do acesso à informação (Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 e suas alterações).

LÍNGUA INGLESA: 1. Abordagens de gêneros textuais (voltados para as áreas técnicas).; 2. Interpretação de Texto.; 3. Aspecto vocabular: uso de inferência contextual, sinonímia, antonímia, cognatos e falsos cognatos, e formação de palavras.; 4. Aspecto gramatical: conhecimento de tempos e modos verbais; uso de artigos, preposições e conjunções, pronomes e modais, concordância nominal e verbal.; 5. Estratégias discursivas: tipo de texto, função e estrutura discursivas, marcadores de discurso, elementos de coesão.; 6. Voz Passiva.; 7. Comparações.; 8. Phrasal Verbs. Atribuições: Realizar auditagem, acompanhar as execuções orçamentárias, financeiras, patrimoniais e de pessoal. Emitir pareceres e elaborar relatórios. Executar outras tarefas dentro do ambiente da área compatível com as exigências para o exercício da função. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Disciplina de Conhecimento Especifico: 1. A evolução do Estado Moderno e o Estado Democrático de Direito.; 2. Direito Constitucional (princípios fundamentais da Constituição brasileira; direitos e garantias fundamentais; organização do Estado; organização política e administrativa da União; princípios constitucionais da Administração Pública; servidores públicos civis; fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União).; 3. Direito Administrativo (princípios infraconstitucionais do Direito Administrativo; organização administrativa; atos administrativos; poderes da administração; responsabilidade do Estado; licitação; contratos administrativos; agentes públicas; improbidade administrativa; serviços públicos; controle da Administração; processo administrativo; Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei Complementar nº 101/2000; Lei Anticorrupção – Lei nº 12.846/13).; 4. Código Penal Brasileiro (falsidade de títulos e papéis públicos; falsidade documental; fraudes em certames de interesse público; crimes praticados por funcionários públicos contra a administração; crimes contra administração em geral; crimes contra as finanças públicas).; 5. Orçamento, receitas e despesas públicas (princípios orçamentários; orçamento anual; ciclo orçamentário; exercício financeiro; créditos adicionais; orçamento programa; conceitos de receita pública; receita orçamentária e extraorçamentária; classificação por categoria econômica; estágio da receita; dívida ativa; conceitos de despesa pública; despesa orçamentária e extraorçamentária; estágio da despesa; restos a pagar ou dívida passiva; adiantamento ou suprimento de fundos; despesas de exercícios anteriores).; 6. Contabilidade Pública (conceito; objeto da contabilidade pública; regime contábil; plano de contas; conceito e tipos de balanços públicos).; 7. Princípios, objetivos e métodos de controle interno e externo.; 8. Controle exercido pelo Tribunal de Contas da União (Lei nº 8443/1992).; 9. Controle Social.; 10. Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal (finalidades, atividades, organização e competências).; 11. Princípios da auditoria interna (conceito; finalidade e objetivos; riscos de auditoria; abrangência e atuação; formas e tipos: contábil, operacional, de gestão, financeira, patrimonial e de desempenho).; 12. Exercício da auditoria interna (normas brasileiras para o exercício da auditoria interna; normas relativas à pessoa do auditor; normas relativas à execução do trabalho e à opinião do auditor); 13. Objetivos, técnicas e procedimentos de auditoria interna (planejamento dos trabalhos; programa de auditoria; papéis de trabalho; testes de auditoria; amostragem e estatística em auditoria; eventos ou transações subsequentes; revisão analítica; entrevista; conferência de cálculos; confirmação; observação e procedimentos de auditoria em áreas específicas das demonstrações contábeis).; 14. Desenvolvimento do Plano de Auditoria.; 15. Pareceres, relatórios e certificados de auditoria.; 16. Tomada e Prestação de Contas.; 17. Mudanças tecnológicas na Administração Pública e os sistemas integrados de gestão.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICO

1. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (Da Educação – art. 205 a art. 214; Da Ciência, Tecnologia e Inovação – art. 218 a art. 219-B; Da Família, Criança, Adolescente, Jovem e Idoso, na Constituição Federal – art. 226 a 230).; 2. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – art. 1º ao art. 9º; art. 12 ao art. 27; art. 35 ao art. 67; art. 80 ao art. 86).; 3. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990 – art. 1º ao 6º; 1art. 15 ao art. 71; art. 98 ao art. 105); 4. Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 – Diretrizes e Metas: 3, 4, 6 a 8, 10 a 16 e 20).; 5. Educação Profissional (história; princípios; níveis e modalidades; Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004; Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional Técnica de Nível Médio).; 6. Ensino Médio (história; objetivos; currículo; Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; avaliação).; 7. Educação de Jovens e Adultos (concepção; andragogia; currículo; avaliação; EJA integrada à Educação Profissional – PROEJA).; 8. Educação Superior (organização da Educação Superior; regulação do Ensino de Graduação – legislação e normas; regulação do Ensino de Pós-Graduação; avaliação da Educação Superior – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES).; 9. Educação a Distância (história; princípios; Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005; tecnologias educacionais para EaD).; 10. Educação Especial e Educação Inclusiva (história; princípios; Lei nº 12.764 de 27 de dezembro de 2012; Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015; políticas inclusivas; adaptação curricular; avaliação).; 11. Ações Afirmativas (sistema de cotas nas Instituições Federais – Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012 e Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012; Lei 11.645 de 10 de março de 2008).; 12. Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES); 13. Projeto Pedagógico Institucional.; 14. Projeto Pedagógico de Curso.; 15. Planejamento e gestão participativa.; 16. Relação Família – Escola – Comunidade.; 17. Diversidade e Inclusão (Relações de Gênero e Étnico Racial).; 18. Prevenção ao uso indevido de drogas.

 

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04Dúvidas Frequentes

 

 

 

 

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05sobre nos

A Domina Concursos, especialista há 3 anos no desenvolvimento e comercialização de apostilas digitais e impressas para Concurso Públicos, tem como foco tornar simples e eficaz a forma de estudo. Com visão de futuro, agilidade e dinamismo em inovações, se consolida com reconhecimento no segmento de desenvolvimento de materiais para concursos públicos. É uma empresa comprometida com o bem estar do concursando. Atua com concursos públicos federais, estaduais e municipais. Em nossa trajetória, já comercializamos mais de 50.892 apostilas, sendo digitais e impressas. E esse número continua aumentando.

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