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Apostila Concurso SEDEST DF 2019 Administração

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Apostila Concurso SEDEST DF 2019 Administração

 

Cargo: Especialista em Assistência Social – Administração

Nível: Superior

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Apostila Concurso SEDEST DF 2019 Administração


Conteúdo Programático

1.1. LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Domínio da ortografia oficial. 3. Acentuação gráfica. 4. Domínio da estrutura morfossintática do período. 5. Substituição de conectores. 6. Domínio dos mecanismos de coesão e coerência. 7. Emprego dos sinais de pontuação. 8. Emprego do sinal indicativo de crase. 9. Colocação dos pronomes átonos. 10. Concordância verbal e nominal. 11. Regência verbal e nominal. 12. Sinonímia e antonímia. 13. Denotação e conotação.

1.2. ATUALIDADES: 1. Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: desenvolvimento sustentável, ecologia, tecnologia, energia, política, economia, sociedade, relações internacionais e seus conflitos, educação, saúde, segurança e artes e literatura e suas vinculações históricas. 2. Atualidades e contextos históricos, geográficos, sociais, políticos, econômicos e culturais referentes ao Distrito Federal e Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno – RIDE.

1.3. LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL: 1. Dos Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. 2. Da organização do Distrito Federal. 3. Da Organização Administrativa do Distrito Federal. 4. Dos Servidores Públicos. 5. Da Assistência Social.

1.4. DIREITO CONSTITUCIONAL: 1. Constituição: conceito, classificação e assistência social. 2. Normas Constitucionais relativas à Administração e aos Servidores Públicos. 3. Direitos e Garantias Fundamentais. 4. Organização do Estado. 5. Os Direitos Humanos na Constituição Federal de 1988 (artigos 5.º ao 15.º).

1.5. DIREITO ADMINISTRATIVO E ASSISTÊNCIA SOCIAL: 1. Administração Pública. 2. Poder Hierárquico. 3. Ato Administrativo. 4. Servidor Público. 5. Órgãos e Agentes Públicos. 6. Lei Complementar nº 840/2011 e respectivas atualizações. 7. Política Nacional de Assistência Social (PNAS). 8. Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 9. Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). 10. Serviços de proteção Social Básica. 11. Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 12. Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. 13. Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária (PNCFC). 14. Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 15. Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). 16. Política Nacional de Assistência Social (PNAS, 2004). 17. Norma Operacional Básica – NOBSUAS. 18. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução 109/2009). 19. Legislação e respectivas atualizações: 1. Lei 11.340/2006. 2. Lei nº 10.741/2003. 3. Decreto 7.053/2009. 4. Lei nº 8069/90. 5. Política Nacional do Idoso (Lei nº 8.842/1994). 6. Lei 8.742/1993.

Conhecimentos Específicos

I) 1. Conceito de administração. 2. A finalidade da administração. 3. Evolução do pensamento e da Teoria Administrativa. 4. Administração e sua relação com o desenvolvimento social. 5. Processos administrativos. 6. Planejamento, organização, liderança e controle. 7. Estruturas organizacionais. 8. Funções administrativas. 9. Enfoque crítico da administração. 10. Perspectiva da administração na sociedade contemporânea.

II) 1. Fundamentos de organização, sistemas e métodos. 2. Modelo teórico das organizações: funções administrativas e operacionais. 3. Sistemas administrativos. 4. Arquitetura organizacional e reorganização. 5. Estruturas organizacionais. 6. Mapeamento e análise de processos. 7. Análise e distribuição do trabalho. 8. Gráficos de organização e controle (fluxograma, Organograma, etc). 9. Manuais administrativos. 10. Formulários. 11. Metodologias para levantamento. 12. Análise e Distribuição do Espaço (Layout).

III) 1. Processo administrativo. 1.1. Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle. 1.2. Processo de planejamento. 1.2.1. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT. 1.2.2. Análise competitiva e estratégias genéricas. 1.2.3. Redes e alianças. 1.2.4. Planejamento tático. 1.2.5. Planejamento operacional. 1.2.6. Administração por objetivos. 1.2.7. Balanced scorecard. 1.2.8. Processo decisório. 1.3. Organização. 1.3.1. Estrutura organizacional. 1.3.2. Tipos de departamentalização: características, vantagens e desvantagens de cada tipo. 1.3.3. Organização informal. 1.3.4. Cultura organizacional. 1.4. Direção. 1.4.1. Motivação e liderança. 1.4.2. Comunicação. 1.4.3. Descentralização e delegação. 1.5. Controle. 1.5.1. Características. 1.5.2. Tipos, vantagens e desvantagens. 1.5.3. Sistema de medição de desempenho organizacional.

IV) 1. Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. 1.1. Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. 1.2. Ferramentas de gestão da qualidade. 1.3. Modelo da fundação nacional da qualidade. 1.4. Modelo de gespublica.

V) 1. Gestão de projetos. 1.1. Elaboração, análise e avaliação de projetos. 1.2 Principais características dos modelos de gestão de projetos. 1.3. Projetos e suas etapas.

VI) 1. Orçamento público. 1.1. Princípios orçamentários. 1.2. Diretrizes orçamentárias. 1.3. Processo orçamentário. 1.4. Métodos, técnicas e instrumentos do orçamento público; normas legais aplicáveis. 1.5. SIOP e SIAFI. 1.6. Receita pública: categorias, fontes, estágios; dívida ativa. 1.7. Despesa pública: categorias, estágios. 1.8. Suprimento de fundos. 1.9. Restos a pagar. 1.10. Despesas de exercícios anteriores. 1.11. A conta única do Tesouro.

VII) 1. Ética no serviço público. 1.1. Comportamento profissional; atitudes no serviço; organização do trabalho; prioridade em serviço.

 

DEPOIMENTOS

A opinião de quem adquiriu material conosco

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