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Apostila Concurso UFPA 2019 Administrador

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Apostila Concurso UFPA 2019 Administrador

 

Cargo: Administrador

Nível: Superior

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Apostila Concurso UFPA 2019 Administrador


Conteúdo Programático

Língua Portuguesa: 1.Conteúdo do texto: compreensão e interpretação.2.Recursos queestabelecem a coesão no texto.3.Relações semântico-discursivas (causa, condição, concessão, conclusão, explicação, inclusão, exclusão, oposição, etc.) entre ideias no texto e os recursos linguísticos usados em função dessas relações.4.Níveis de linguagem (emprego adequado de itens lexicais, considerando os diferentes níveis de linguagem; sintaxe de regência nominal e verbal, de concordância nominal e verbal, de colocação pronominal, segundo a norma culta).5.Linguagem denotativa e conotativa.6.Fenômenos semânticos: sinonímia, homonímia, antonímia, ambiguidade.7.Ordem das palavras nas orações: mudança de sentido ocasionada pela inversão; ordem das orações no enunciado: efeito de sentido (realce) ocasionado pela inversão.8.Discurso direto e indireto.9.Escrita do texto: ortografia, acentuação gráfica, assinalamento da crase, pontuação.

Raciocínio Lógico: 1.Raciocínio dedutivo. 2. Lógica. 3. Processos de indução. 4. Raciocínio por analogia. 5. Inferência. 6. Premissas. 7. Abdução. 8. Falácias.

Legislação: 1.Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civil da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei nº 8.112/90 e suas alterações):-Título II –Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição;-Título III –Dos Direitos e Vantagens;-Título IV –Do Regime Disciplinar;-Título V –Do Processo Administrativo Disciplinar.2.Código da Ética Profissional do Servidor Público Civil Federal(Decreto nº 1.171 de 22/06/1994).3.Lei nº 11.091, de 12/01/2005.4.Decreto nº 5.707, de 23/02/2006.5.Decreto nº 5.825, de 29/06/2006.6.Decretonº 9.094, de 17/07/2017.7.Decreto nº 9.723, de 11/03/2019.

 

 

Conhecimentos Específicos

1. Processo administrativo:1. Planejamento. 2. Organização. 3. Direção. 4. Controle. 2. Papel e Habilidades dos Administradores:1. Habilidades Conceituais, Humanas e Técnicas. 2. Desenvolvimento de Habilidades Interpessoais: Habilidade de Comunicação Interpessoal, Habilidade de Administração de Conflitos e Habilidades de Negociação. 3. Desenvolvimento Organizacional:1. O Processo de mudanças nas organizações. 2. Cultura Organizacional. 3. Clima Organizacional. 4. Atendimento ao Cidadão:1. Visão Sistêmica do Atendimento. 2. Eficiência, eficácia e efetividade no atendimento. 3. Princípios éticos e legais do servidor público exercendo o cargo/função de Administrador. 3. 1Código de ética profissional do Administrador. 3. 2Decreto nº 6. 029/2007 –Institui o Sistema de Gestão da Ética no Poder Executivo Federal. 4. Direitos do cidadão e Deveres do servidor público. 4. 1Decreto nº 9. 094/2017 –Dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos e outras providências. 4. 2Lei nº 12. 527/2011 –Lei de Acesso à Informação. 5. O papel do servidor no contexto da Administração Pública Federal. 5. Administração de Recursos Materiais e Patrimônio com foco no Desenvolvimento Sustentável:1. Noções de administração de recursos materiais. 1. 1Classificação de materiais. 1. 2Atributos para classificação de materiais. 1. 3Tipos de classificação. 1. 4Gestão de estoques. 1. 5Compras no setor público. 1. 6Organização do setor de compras. 1. 7Modalidades de compra. 1. 8Cadastro de fornecedores –SICAF (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores). 1. 9Licitação pública (Lei nº 8. 666/1993). 1. 10Modalidades, dispensa e inexigibilidade. 1. 11Pregão (Lei nº 10. 520/02). 1. 12Contratos e compras. 1. 13Decreto nº 7. 174, de 12 de maio de 2010 (Regulamenta a contratação de bens e serviços de informática e automação pela administração pública federal, direta ou indireta, pelas fundações instituídas ou mantidas pelo Poder Público e pelas demais organizações sob o controle direto ou indireto da União). 1. 14Sistema de Registro de Preços, decreto nº 7. 892, de 23 de janeiro de 2013. 1. 15Decreto n° 7. 746, de 2012 (Estabelece as diretrizes para o desenvolvimento sustentável nas contratações na administração pública federal). 1. 16Decreto n° 5. 450, de 2005 (Pregão Eletrônico). 1. 17Instrução Normativa n° 1, de 2010 (Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela Administração Pública Federal). 1. 18Portaria n° 2, de 2010 (Dispõe sobre as especificações padrão de bens de Tecnologia da Informação na Administração Pública Federal). 1. 19Guia de Compras Sustentáveis da Administração Pública Federal. 1. 20Gestão Patrimonial. 1. 21Tombamento de bens. 1. 22Controle de bens. 1. 23Inventário. 1. 24Alienação de bens. 1. 25Alterações e baixa de bens. 1. 26Regime diferenciado de contratação (RDC), Lei nº 12. 462, de 4 de agosto de 2011 e suas alterações. 6. Administração de Orçamento e Finanças:1. Orçamento público. 1. 1Princípios orçamentários. 1. 2Diretrizes orçamentárias. 1. 3Processo orçamentário. 1. 4Métodos, técnicas e instrumentos do orçamento público: Lei nº 4. 320/1964; Orçamento na Constituição Federal de 1988. Lei Complementar n. º 101/2000. 1. 5Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI). 1. 6Receita pública: categorias, fontes, estágios, dívida ativa. 1. 7Despesa pública: categorias. 1. 8Suprimento de fundos. 1. 9Restos a pagar. 1. 10Despesas de exercícios anteriores. 1. 11A conta única do tesouro. 1. 12Alterações orçamentárias. 7. Gestão de Pessoas:1. Gestão Estratégica de Pessoas. 1. 1Gestão por Competência. 1. 2Recrutamento e seleção de pessoas: planejamento, técnicas e avaliação de resultados. 1. 3Capacitação e desenvolvimento: diagnóstico das necessidades, planejamento, execução e avaliação. 1. 4Gestão de desempenho: objetivos, métodos, implantação e acompanhamento. 1. 5Política Nacional de Atenção a Saúde do Servidor na Administração Pública Federal. 1. 6Lei nº 8. 112/1990. 1. 7Decreto nº 5707/2006. 1. 8Lei nº 11. 091/2005. 1. 9Lei nº 11. 784/2006. 1. 10Lei nº 8. 745/1993. 1. 11Decreto nº 5. 824/2006. 1. 12Decreto nº 6833/2009. 8. Planejamento Organizacional:1. Planejamento Estratégico nas Organizações Públicas. 1. 1Instrumentos do Planejamento Governamental (PPA, LDO e LOA). 1. 2A Missão, Visão e Valores. 1. 3Análise Estratégica do Ambiente Interno e Externo. 1. 4O Conceito de Balanced Scorecard (BSC). 1. 5As dimensões do BSC. 1. 6Benefícios do BSC. 1. 7Mapa Estratégico. 1. 8Indicadores e Metas Estratégicas. 1. 9ProjetosEstratégicos e Planos de Ação. 1. 10Os desafios da implementação do Planejamento Estratégico nas Instituições Federais de Ensino. 1. 11Decreto nº 5. 773/2006 –Instruções para Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional. 9. Gestão deProjetos:1. Projetos. 1. 1Conceito, natureza, característica. 1. 2Elaboração de projetos, tipos de elaboração e fases. 1. 3Análise de viabilidade econômica, técnica e social. 1. 4Gerenciamento de projetos: implantação, controle e avaliação. 10. EstruturaOrganizacional:1. Estrutura Formal e Informal. 2. Departamentalização. 3. Amplitude de controle. 4. Centralização e descentralização. 5. Comunicação. 11. Gestão de Processos:1. Análise e Melhoria de Processos. 1. 1Ciclo PDCA. 12. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES):1. Lei nº 10. 861/2004 e portaria nº 2. 051/2004.

 

DEPOIMENTOS

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