Apostilas

Apostila Rio Branco AC 2018 Professor Rural 1 ao 5 Ano

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Apostila Rio Branco AC 2018 Professor Rural 1 ao 5 Ano

INFORMAÇÕES SOBRE O CONCURSO
Prefeitura de Rio Branco – AC
 Edital: Publicado  Inscrições: 20/12/2017 à 14/01/2018   Banca: IBADE

 Nível:
Médio e Superior   Salário: Até R$3.064,32   Taxa de
Inscrição:
R$47,00 à R$55,00
 Vagas: 291   Data da Prova:  28/01/2018

 

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Descrição

Apostila Rio Branco AC 2018 Professor Rural 1 ao 5 Ano

 

Cargo: Professor de Ensino Fundamental
Área: 1 ao 5 Ano
Nível: Superior

 

 

 

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Apostila Rio Branco AC 2018 Professor Rural 1 ao 5 Ano

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

  Conhecimentos Básicos:
Língua Portuguesa:
Compreensão de textos. Denotação e conotação. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Classes de palavras e suas flexões. Processo de formação de palavras. Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. Concordâncias nominal e verbal. Regências nominal e verbal. Emprego do acento indicativo da crase. Colocação dos pronomes. Emprego dos sinais de pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia e figuras de linguagem. Coletivos. Funções sintáticas de termos e de orações. Processos sintáticos: subordinação e coordenação.
Conhecimentos Pedagógicos:
O processo de ensino e aprendizagem, a relação professor-aluno, em sala de aula e na escola, a importância de suas relações com o contexto sociocultural no qual se inserem as instituições de ensino; Formas de atuação docente a serem desenvolvidas, considerando o contexto escolar, as políticas educacionais e as Orientações Curriculares da SEME/SEE; Os diferentes níveis de gestão do sistema de ensino e suas articulações (ensino federal, estadual e municipal); Papéis e funções da equipe escolar e as normas que devem reger as relações entre os profissionais que nela trabalham; Leis e Normas que regulamentam a profissão de professor, suas atribuições e as relações com os demais profissionais da escola e da secretaria; A importância do trabalho coletivo e da atuação solidária e colaborativa na discussão, elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola, identificando formas positivas de atuação em diferentes contextos da prática profissional, além da sala de aula; Os diferentes componentes do Projeto Pedagógico; O significado e a importância do currículo para garantir que todos os alunos façam um percurso básico comum e desenvolvam as competências e habilidades para cada ano da escolaridade, de acordo com as Orientações Curriculares SEME/SEE e as Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais; Fases do desenvolvimento da criança e do jovem associando-as ao processo de ensino e de aprendizagem em cada uma dessas etapas; A relação da escola com a comunidade e o contexto social como fator determinante para a qualidade da escola; Relação professor-aluno, gestão da sala de aula, agrupamentos produtivos, gerenciamento do tempo, organização do espaço como fatores determinantes da prática pedagógica; Educação e Sociedade (A educação como processo de socialização); A democratização da escola; A relação escola/cultura(s): desigualdade/diferenças, universalismo/relativismo, multiculturalismo/interculturalismo: currículo, saber docente e cultura escolar.
Ética e Legislação Educacional:
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e alterações posteriores. Resolução ne 04, de 13/07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Políticas Públicas da Educação Básica. Estatuto da criança e do adolescente.
  Conhecimentos Específicos:
Professor de Ensino Fundamental/ 1 ao 5 Ano – Zona Rural:
Alfabetização e Letramento; Aprendizagem significativa; Agrupamentos produtivos e circulação dos conhecimentos; O erro construtivo; Recursos didáticos em favor da aprendizagem; Planejamento voltado para o desenvolvimento das capacidades dos alunos; O Projeto Pedagógico e o trabalho coletivo na escola; Concepção de currículo e seus fundamentos. O Currículo organizado a partir das habilidades e capacidades previstas para cada ano; Componentes das situações de Ensino e de Aprendizagem (competências e habilidades que os alunos deverão constituir; conteúdos curriculares selecionados; atividades do aluno e do professor; avaliação e apoio pedagógico); A organização do tempo em sala de aula considerando a diversidade dos alunos, os objetivos das atividades propostas e as características dos próprios conteúdos; Avaliação da Aprendizagem como instrumento norteador do planejamento e das intervenções pedagógicas ajustadas às necessidades de aprendizagem dos alunos; A importância do Apoio Pedagógico como um direito assegurado ao aluno na LBD; O registro como ferramenta imprescindível para o planejamento da ação educativa; O Registro feito pelo professor como recurso privilegiado para reflexão e planejamento da prática pedagógica.

 

Apostila Rio Branco AC 2018 Professor Rural 1 ao 5 Ano

 

 

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