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Apostila São Gonçalo RJ 2020 Cuidador de Aluno Especial

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Descrição

Apostila São Gonçalo RJ 2020 Cuidador de Aluno Especial

 

 

Cargo: Cuidador de Aluno Especial

Nível: Médio

Edital: Ver Edital

 


”Não deixe seu futuro nas mãos da sorte

Comece hoje mesmo a estudar e lutar pelo seu sucesso”

 

Tabela Domina

 

 

Conhecimentos Básicos e Gerais

 

Língua Portuguesa: Compreensão e Interpretação de textos. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis:conceito, classificação e emprego. Sintaxe: frase, oração, período simples e composto; termos da oração; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; colocação dos pronomes átonos.Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia; conotação e denotação; figuras de sintaxe,de pensamento e de linguagem.

Noções de Informática: Conceito de Internet e Intranet. Ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico, de grupo de discussão, de busca e pesquisa. Procedimentos, aplicativos, dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup). Principais aplicativos para edição de texto, planilhas eletrônicas, geração de material escrito, audiovisual e outros.

História e Geografia de São Gonçalo: Histórico municipal. Aspectos geográficos. Potencialidades do Município. Atividades econômicas.Patrimônio histórico, arte e cultura. Símbolos do Município.

Fundamentos da Educação: – Noções Básicas da LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9.394/96: princípios, fins e organização da Educação Nacional; níveis e modalidades de Educação e Ensino. O Ensino Fundamental a partir da Leinº 9.394/96; as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental. Diretrizes para Educação de Jovens e Adultos. Diretrizes para Educação Especial. Estatuto da criança e do adolescente -ECA (Lei n.º 8.069, de 13/07/1990).

Legislação: Lei Municipal nº 050 de 1991 (Estatuto do Servidor Público Municipal do Município de São Gonçalo RJ). Disposições gerais. Provimento: disposições gerais; nomeação; posse e exercício; estabilidade e estágio probatório; readaptação. Tempo de serviço. Vacância. Direitos e vantagens: remuneração;aposentadoria; gratificações e adicionais; gratificações pelo exercício de cargo em comissão e defunção gratificada; gratificação natalina; gratificação por exercício de cargo em tempo integral e dedicação exclusiva; adicional por tempo de serviço; adicional de férias; adicional de produtividade;salário família; auxílio doença; vale transporte; licenças; férias. Regime Disciplinar: deveres;proibições. Acumulação. Responsabilidades. Penalidades. Lei Orgânica do Município.

 

Conhecimentos Específicos

Políticas públicas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Conceitos de deficiência. Concepções de aprendizagem na área de deficiência Caracterização do atendimento educacional especializado. Atividades da vida diária. Reabilitação e educação. Comunicação do indivíduo portador de necessidades especiais. Identificação do aluno com distúrbio de comunicação.Técnicas de trabalho para portadores de dificuldades na linguagem oral e na linguagem escrita.Estratégias de estimulação da linguagem oral e escrita. Oficinas de trabalho. Atividades e recursos para atender às crianças com dificuldades acentuadas de aprendizagem. Tecnologias de informação e comunicação para a autonomia do aluno com necessidades especiais. Trabalho com adultos portadores de necessidades especiais. Atividades de apoio e de estimulação precoce para pessoa com deficiência. Noções de higiene corporal e higiene no trabalho. Noções de segurança no trabalho. Lei Federal 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente. Referenciais Curriculares para a Educação Infantil – Vol. 1, 2 e 3 – MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – MEC. O papel social da Educação Especial: educar, cuidar, organização do tempo e do espaço. Problemas de aprendizagem:fatores físicos, psíquicos e sociais. As instituições educacionais como espaço de produção da cultura,da arte e da brincadeira.

Noções Básicas de Políticas Educacionais Concepções de educação, conhecimento e ensino: As teorias críticas e não-críticas na educação brasileira; Construtivismo,sócio interacionismo e concepção de conhecimento; Currículo, integração e organização dos conteúdos escolares. Política Curricular da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo: Política inclusiva, diversidade e educação especial; A dimensão étnico-racial no Ensino Fundamental e a Lei n° 10.639, de 9/01/03; Fundamentos e aspectos organizacionais da educação integral no Ensino Fundamental; Concepções, critérios e instrumentos de avaliação do ensino e da aprendizagem nos ciclos de formação. Organização do trabalho pedagógico na escola: Fundamentos e formas dos diferentes níveis de planejamento; Planejamento participativo e organização do trabalho docente. Legislação: O Ensino Fundamental na LDB n° 9.394/96; A Lei do FUNDEB, n° 11.494,de 20.06.07 e suas implicações para o financiamento do Ensino Fundamental e de suas modalidades.

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