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Apostila SME RIO 2019 Prof Ensino Fundamental Língua Portuguesa

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Apostila SME RIO 2019 Prof Ensino Fundamental Língua Portuguesa

 

Cargo: Professor De Ensino Fundamental Língua Portuguesa

Nível: Superior

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Apostila SME RIO 2019 Prof Ensino Fundamental Língua Portuguesa


Conteúdo Programático

Fundamentos Teóricos Metodológicos e Político-Filosóficos da Educação: Fundamentos legais da educação brasileira: Lei Federal nº 9.394 de 20/12/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Diretrizes Curriculares Nacionais: Parecer 04 CNE/SEB/98 e Resoluções 02 CNE/SEB/98 e 01 CNE/SEB/06. Lei Federal nº 10.793, de 01/12/2003 – Altera a redação do art. 26, § 3º, e do art. 92 da Lei 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Lei Federal nº 10.639/03 – Altera a Lei no 9.394,de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Lei Federal nº 11.645, de 10/03/08 – Altera a Lei 9.394/96, modificada pela Lei 10.639/03, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Lei Federal nº 12.976, de 04/04/2013 – Altera a Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dá outras providências. Lei Federal nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei n o 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Lei Federal nº 13.478, de 30 de agosto de 2017. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para estabelecer direito de acesso aos profissionais do magistério a cursos de formação de professores, por meio de processo seletivo diferenciado. Resolução nº 4/10 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 – Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica.
Fundamentos teóricos da educação: 1. Perspectiva Histórica da Educação. 2. Aspectos filosóficos e sociológicos da Educação. 3. Aspectos psicológicos do desenvolvimento humano e teorias da aprendizagem. 4. Teorias de Currículo, na perspectiva pós-crítica de currículo. 5. Concepções de aprendizagem na perspectiva histórico-cultural.
Instrumentos pedagógicos do ensino e da aprendizagem: 1. Projeto Político Pedagógico. 2. Planejamento. 3. Avaliação: função, objetivos e modalidades. 4. Projeto didático. 5. Metodologias de Ensino.
Letramento como processo de apropriação da leitura e da escrita presente em todas as áreas de ensino: 1. Conceitos de letramento. 2. O letramento e as diversas áreas do conhecimento.

Específica Língua Portuguesa: 1. Texto, discurso e interdiscursividade: conceituação; abordagens no ensino de língua materna. 2. Polifonia: marcas de intertextualidade; inferência, pressupostos, subentendidos; paráfrase, paródia, reformulação; discurso direto, discurso indireto, discurso indireto livre; modalização, uso de advérbios, emprego de recursos gráficos. 3. Concepções de língua e linguagem: sistema, uso, norma. 4. Variação linguística: princípios, elementos condicionantes, aspectos relacionados à situação e ao registro, oralidade e escrita; abordagens relacionadas ao ensino. Preconceito linguístico. 5. Letramento. 6. Gêneros do discurso: conceituação; abordagens relacionadas ao ensino. 7. Modos de organização do texto: descrição narração, argumentação. 8. Estratégias argumentativas: indução, dedução, dialética; tipos de argumentação. 9. Formas de relação entre partes do texto: fato, opinião; causa, consequência, comparação, exemplificação, enumeração, generalização, particularização. 10. O emprego dos conectivos: classificação, uso, valor semântico. 11. Conceitos de gramática: prescrição, descrição, internalizada. 12. Coordenação e subordinação: classificação; efeitos na constituição interna do texto. 13. Funções sintáticas: classificação, emprego. 14. Flexão e derivação: conceituação, questões de descrição; abordagens relacionadas ao ensino. 15. Verbo: pessoa, número, tempo, modo, aspecto; vozes do verbo; construção da perspectiva textual. 16. Transitividade e regência de nomes e verbos. 17. Concordância de nomes e verbos. 18. Estrutura das palavras: classe de palavras; constituição interna; processos de formação. 19. Metáfora, metonímia, eufemismo, hipérbole, antítese, ironia, gradação, aliteração, assonância. 20. Pontuação. Acentuação.

 

 

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