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Apostila UFPR 2019 Analista de Tecnologia da Informação

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Apostila UFPR 2019 Analista de Tecnologia da Informação

 

Cargo: Analista de Tecnologia da Informação

Nível: Superior

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Apostila UFPR 2019 Analista de Tecnologia da Informação


Conhecimentos Básicos

Língua Portuguesa: 1. Compreensão e Interpretação de Texto As questões de compreensão e interpretação visam a averiguar a capacidade do candidato, quanto à (ao): 1.1 Apreensão do significado global dos textos. 1.1 Estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais. 1.2 Reconhecimento das ideias principais e secundárias. 1.3 Dedução de ideias e pontos de vista implícitos nos textos. 1.4 Captação da linha argumentativa do autor. 1.5 Diferenciação entre fatos e opiniões. 1.6 Reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto. 1.7 Identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos. 1.8 Análise dos textos do ponto de vista da unidade temática e estrutural. 1.9 Reconhecimento da natureza dominante de um texto quanto ao gênero (conto, artigo, carta etc.), ao tipo (dissertativo, descritivo, narrativo etc.), ao registro (formal, informal), à variedade (padrão, não-padrão) e à modalidade (oral, escrita). 2. Aspectos Gramaticais e Ortográficos As questões sobre fatos da língua visam a aferir a capacidade do candidato de: 2.1.Reflexão e análise sobre o funcionamento linguístico. 2.2.Estabelecer relações entre os fenômenos gramaticais de diferentes tipos. 2.3.Reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo. 2.4.Adequação de usos linguísticos ao contexto. 2.5.Domínio da variedade padrão escrita.

Legislação: 1. Direito Administrativo: Lei 8.112 de 11/12/90 que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos da União, das Autarquias e dá outras providências; Lei 8.666 de 21/06/93 que regulamenta o art. 37, XXI da Constituição Federal e institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências e Lei 9.784 de 29/01/99 que regulamenta o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. 2. Constituição Federal: Título II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais Título III – Da Organização do Estado (Capítulo VII – Da Administração Pública). 3. Código Civil: Título II – Das pessoas jurídicas. Titulo IX – Da responsabilidade Civil. 4. Código Penal: Título XI – Dos Crimes contra a Administração Pública.

 

Conhecimentos Específicos

Banco de dados relacional: Modelo de dados relacional: conceitos, álgebra de relações, dependência funcional e formas normais, Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional (SGBDR): arquitetura, segurança, integridade, concorrência e gerenciamento de transações, Consultas sobre Banco de Dados relacionais utilizando comandos SQL (Structure Query Language) padrão ANSI 92, Linguagem de Definição e Manipulação de Dados (SQL DDL e SQL DML). 2. Modelagem de Dados e Projeto de Banco de Dados: Modelo Entidade-Relacionamento, Projeto lógico e físico de Banco de Dados, Normalização do modelo de banco de dados. 3. Desenvolvimento de software: Levantamento de requisitos, Metodologias de Análise e Projeto de software, Conceitos de gerência de projetos de software. Análise de algoritmos. Desenvolvimento Orientado a Objetos. Design Patterns. Servidores Web de Aplicação. 4. Engenharia de Software: Metodologias e modelos de desenvolvimento de software, Modelagem de software usando UML (Unified Modelling Language), Processo de software: conceitos, artefatos e atividades, Processo Unificado (RUP), Teste de software, Métricas de software, Qualidade de software. CMMI. 5. Programação de computadores: Lógica de programação, Codificação e teste de programas, Linguagens: PHP, Java para Web, XHTML e HTML5, CSS, XML. 6. Fundamentos de computação: Organização e arquitetura de computadores. Componentes de um computador (hardware e software). Princípios de sistemas operacionais. Arquitetura e organização de computadores. 7. Redes de computadores: Conceitos, tipos e abrangência, Topologia lógica e física, Tecnologias e ferramentas relacionadas às redes de computadores, Protocolos de rede: IP (formato, mecânica, endereçamento) para ARP, ICMP, TCP e UDP. 8. Segurança da informação: Segurança física e lógica, Firewall e Proxy e Criptografia. 9. Gerência de projetos: Conceitos básicos; Processos do PMBOK. Gerenciamento da integração, do escopo, do tempo, de custos, de recursos humanos, de riscos, das comunicações, da qualidade e de aquisições. 10. Segurança da informação: Conceitos básicos. Políticas de segurança. Classificação de informações. Análise de vulnerabilidade. Plano de continuidade de negócio. Tratamento de Incidentes. Normas ISO 27001 e ISO 27002. Auditoria e conformidade. 11. Governança e Gestão de TI: Fundamentos do ITIL® (v3): aspectos gerais, estrutura, conceitos, finalidade, suporte a serviços, entrega de serviços. Fundamentos de COBIT (versão 5): aspectos gerais, estrutura, conceitos, finalidade, modelos de maturidade, objetivos de controle, objetivos de negócios e objetivos de TI, domínios e processos. Boas Práticas Governança de TIC de governo: Guia de Governança de TIC do SISP (v 2.0). 12. Arquitetura e tecnologias de sistemas de informação:Conceitos básicos. Workflow e gerenciamento eletrônico de documentos. Arquitetura cliente‐ servidor. Arquitetura orientada a serviço. Arquitetura distribuída. Arquitetura de grande porte. Data Mining. Data Warehouse. Business Intelligence. Portais corporativos: usabilidade e acessibilidade na internet, padrões W3C e e‐MAG, JavaScript e toolkits jQuery, CSS3, HTML5, XML, XLST, JSON. Sistemas colaborativos. Gestão de conteúdo: ferramentas, principais características, componentes, arquitetura, instalação e configuração de sítios web – WordPress. Especificação de metadados e web services. Computação em GRID, conceitos de computação em cluster, conceitos de computação em nuvem. Conceitos de aplicação em dispositivos móveis. 13. Gestão de processos de negócio: Gerenciamento de processos. Cadeia de valor do negócio. Modelagem de processos com BPMN (versão 2.0). Técnicas de análise de processos. Melhoria de processos. Integração de processos. 14. Gestão estratégica: Noções e metodologias de planejamento estratégico. Balanced Scorecard (BSC). Planejamento Estratégico Situacional (PES), Matriz SWOT. Análise de cenários. Metodologias para medição de desempenho. Indicadores de desempenho: conceito, formulação e análise. 15. Banco de dados: Conceitos básicos. Abordagem relacional. Modelo entidade‐relacionamento. Normalização. Sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD). Modelagem multidimensional. Bancos de dados multidimensionais. Linguagens de definição e manipulação de dados. Linguagem SQL (Structured Query Language). Big Data. 16. Tecnologia da Informação na Administração Pública: Planejamento Plurianual (PPA). Planejamento de TI: estratégico e tático. Contratações de TI na Administração Pública Federal: Instrução Normativa para Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação – Instrução Normativa nº 01, de 4 de abril de 2019, e Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. 17. Infraestrutura de TI: Modelo OSI. Cabeamento estruturado e rede sem fio (wireless). Switches, roteadores e firewalls. NAT, QoS, Vlan, STP, 802.1x. Redes de transmissão de dados (LAN/MAN/WAN). Arquitetura e protocolos IP, TCP, UDP, DHCP, DNS, IPSEC, SNMP, LDAP, CIFS, NFS, SSH, IMAP, SMTP, HTTP, HTTPS e FTP. Roteamento de redes. PROXY. Operação, administração, análise de performance e tunning de Sistemas Operacionais Windows (8, 10 e server 2016) e GNU/Linux Server (Ubuntu). Operação e administração de servidores web e aplicação (APACHE, NGINX, PHP, JBOSS e IIS). Operação e administração do Microsoft Active Directory e Servidores de Correio (Exchange). Ferramentas de infraestrutura ágil, automatização e gerenciamento de configuração (Puppet, Jenkins, GIT). Conceitos de DEVOPS. Softwares livres de inventário, monitoramento e diagnóstico de ambientes computacionais. Equipamentos de conexão e transmissão de áudio e vídeo (VoIP, SIP). Virtualização. Conceitos de clusterização, alta disponibilidade e escalabilidade. Arquiteturas e protocolos para redes de armazenamento de dados (SAN). Conceitos e ferramentas de backup e restore de dados. Sistemas de detecção de intrusão. Vulnerabilidades e ataques a sistemas computacionais. Proteções relativas a hardware e software. Conceitos de Antivírus, Anti-Malware e AntiSpam. Criptografia, protocolos criptográficos, sistemas de criptografia e aplicações. Certificados Digitais para pessoas físicas, jurídicas e servidores de rede (e‐CPF, e‐CNPJ, SSL, EV SSL, SAN e WILDCARD).

 

DEPOIMENTOS

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